Torre do Sino

Três contrafortes na base da torre em vermelho. Em número de 3, nos remetem à Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo), mistério central da nossa doutrina que sustenta nossa fé.

Assim como o contraforte (elemento arquitetônico que serve para sustentar, garantir a arquitetura), a Santíssima Trindade nos sustenta e nos protege de todo mal.

A cor Vermelha – sangue de Cristo que com a sua morte na cruz nos salva.

Esfera em alumínio no corpo da torre – é a representação do mundo e foi executado em alumínio polido, pois este material, como um espelho, absorve todas as imagens do meio ambiente em torno e em constante movimento – Vida.

A faixa em Vermelho – que se apresenta logo acima do mundo, na sua forma circundante, que abraça o corpo da torre, nos fala da aliança eterna de Deus com seu povo. Com seu sangue nos deu a maior prova de amor – nos salvando para a vida eterna.

Sete Aberturas por onde sai o som do sino para todo o povo de Deus: referência às 7 Igrejas sobre a terra (Apocalipse 1.2.3): Igreja de Éfeso; Igreja de Esmirna; Igreja de Pérgamo; Igreja de Tiátira; Igreja de Sardes; Igreja de Filadélfia; Igreja de Laodicéia.

Sete Asas – 7 Anjos – “Anjos do Senhor”, mensageiros divinos que aparecem em toda a Bíblia, trazendo mensagens de Deus aos homens. Lucas – anunciação de Maria e encarnação do verbo – 1,26-28 “estando Isabel no sexto mês, foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, chamado José, da casa de Davi; o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Deus te salve, cheia de graça; o Senhor é contigo.

Ap. 8,1-2  Sétimo selo – tendo (o cordeiro) aberto o sétimo selo, fez silêncio no céu quase por meia hora. Vi os Sete Anjos, que estavam em pé diante de Deus, aos quais foram dadas sete trombetas.

Estas asas representam estes anjos celestiais, mensageiros que nos trazem – com os sons do sino – anúncios (avisos) da Igreja para os fiéis (a hora do grande Mistério Eucarístico: Santa Missa; Ave Maria, etc…).

A cúpula vazada da torre – no ponto mais alto nos leva para o infinito, o invisível, o universo e sobre tudo ela – a Eucaristia.

Eucaristia – a Hóstia no centro do Ostensório – Corpo de Cristo, Deus presente entre nós, Rei dos reis, sua Santidade que Reina sobre todo o universo.

Esta obra foi criada pela artista plástica Letícia Faria e o arquiteto Álvaro Côrtes. Foi executada por Letícia Faria e Construtora Dinardi.