A PINTURA DO CRISTO NO PRESBITÉRIO

Na parede principal do Presbitério, atrás do altar de formato cúbico, projeta-se a figura do Cristo, que segura o livro aberto e nele está escrito três vezes a palavra“Santo”.

Cristo é Deus Santíssimo, por isso: Santo, Santo, Santo.

A figura do Cristo expressa a visão descrita no livro do Profeta Ezequiel (Ez 1) associada àquela de Isaías (Is 6,1-7). No ícone aparece a figura do Cristo, ladeado por rodas, simbolizam o Carro da Presença (merkaba). Antes havia a ideia que Deus somente estaria presente no Templo de Jerusalém, mas esta visão mostra que Deus não tem uma habitação única, mas está em todos lugares. Ao lado da figura do Cristo foram pintados os quatro seres viventes, que simbolizam os quatro Evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

PINTURA DE SÃO VICENTE DE PAULO

São Vicente de Paulo está colocado nas paredes laterais – imagem da sua vocação de um lado, e da sua missão do outro – tendo a figura teofânica de Cristo.

«Amar a Deus com o suor do rosto», máxima de São Vicente de Paulo, mas que pode ser também de todos os cristãos. De fato, o caminho oferecido aos que creem no Cristo, passa pelo “outro”. Amar a Deus passa pelo reconhecimento do Cristo na figura do próximo, principalmente aquele que sofre, o pobre, o doente.

A vocação de São Vicente mostra que ir ao encontro do próximo é seguir os passos de Cristo, modelo absoluto da caridade, mas também aquele que a praticou por primeiro.

O ARTISTA SACRO

Sérgio Cero foi o artista sacro quem elaborou as pinturas da nossa Paróquia São Vicente de Paulo. Elaborou também mosaicos e outros detalhes artísticos que compõem a nova estrutura da Igreja, reformada entre 2009 e 2010.

Paranaense,natural de São João do Ivaí, dedica-se à Arte Sacra desde 1996.

Inicialmente cursou Filosofia e Letras e depois voltou-se para a Arte Sacra, tendo estudado na Europa, entre 1998 e 2002.

Estudou pintura de afresco junto ao Laboratório per Affresco di Vainella, Prato, Toscana. Fez de vários cursos de pintura de Ícones bizantinos pela Escola de Iconografia Rússia Cristiana, Bergamo e pelo Instituto Rússia Ecumênica, Roma.