Pároco Atual

Nome: Pe. José Rafael Solano Durán

Clero Diocesano

Hierarquia: Pároco

Paroquia: PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

Data de Nascimento: 12/07/1969

Ordenação Presbiteral: 30/03/1996

Biografia

Padre José Rafael Solano Duran (padre Diocesano) é sacerdote da Arquidiocese de Londrina (PR).

Nasceu em 12 de julho de 1969, em Neiva – Colômbia.

Ordenado em 30 de março de 1996, em Londrina.

Mestre e Doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e pós-doutorado em Teologia Moral e Familiar pelo Pontifício Instituto João Paulo II de Roma, Universidade Lateranense de Roma.

Atua como consultor da CNBB Regional Sul 2 , setor vida e família , como professor de Teologia Moral e Bioética na PUC (PR), campus Londrina, e Professor convidado de diversas Faculdades.


Párocos Anteriores

Nome: Pe. Joel Ribeiro Medeiros

Clero Diocesano

Hierarquia: Presbítero

Data de Nascimento: 23/07/1964

Ordenação Presbiteral: 28/12/1991

Telefone: (43) 3371-3141

Email: pastorallondrina@gmail.com

Biografia

Pe Joel Ribeiro Medeiros nasceu no dia 23 de Julho de 1964 na água da Barra Bonita, município de Primeiro de Maio. Aos 10 anos mudou-se para Bela Vista do Paraíso. Desde criança acompanhava seus pais nas celebrações eucarísticas na Vila Gandhi, onde tinham uma participação ativa. Seu pai, na época, rezava o terço em muitas casas e Joel estava com ele participando e aprendendo a rezar. Quando adolescente participava dos grupos de jovens em Bela Vista. Sempre lhe chamou a atenção a vida e a participação dos padres na comunidade. Isso tudo foi despertando o seu desejo de ser padre. Incentivado por João Salomão ingressou no Seminário Menor Paulo VI em Londrina em 1981, quando havia completado 16 anos. Aos 28 dias de dezembro de 1991, na cidade de Bela Vista do Paraíso, o então diácono Joel foi ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Alano Maria OP, Arcebispo emérito de Niterói – RJ. Falar em Pe Joel duas imagens se remetem aos nossos olhos. Primeiro, na Arquidiocese de Londrina a Pastoral Vocacional estava em crise e não havia ninguém para acompanhar esse trabalho e por isso no início do seu terceiro de teologia Dom Geraldo Magela confiou essa pastoral ao seminarista Joel. Durante 12 anos de trabalho vocacional na Arquidiocese visitou todas as paróquias com a intenção de formar a equipe vocacional, incentivado por seu xará Dom Joel. Esse acreditava que as vocações são importantes na Igreja, mas para despertá-las deve haver equipe vocacional em cada paróquia e em cada capela, deve ser a prioridade das prioridades, pois cumprimos o mandado do Senhor: “Pedi, pois, ao dono da messe que mande operários para sua messe” (Mt 9,38). Neste período quando se falava em vocação logo se remetia ao Pe Joel. Segundo, Dom Geraldo também incentivou o seminarista Joel a ser cerimoniário. Mais tarde Pe Joel foi para São Paulo estudar Liturgia. Hoje a Liturgia Arquidiocesana está intimamente ligada à sua figura. Seu esforço incansável é para que em todas as comunidades haja formações e capacitações para se ter em Londrina uma Liturgia de comunhão, sobretudo nesse ano que se celebra os 50 anos da Sacrosanctum Concilium. Como ele fala: “é hora de uma unidade litúrgica na Arquidiocese, mas para que isso aconteça, é preciso, como já dizia D. Isnard ‘se faz necessário converter a liturgia, muitas coisa estão fora da unidade por falta de conhecimento’”. Em 2014 foi nomeado coordenador da Ação Evangelizadora e coordenador da Pastoral Presbiteral e do clero. Cargo este que ocupa até os dias atuais.

Nome: Pe. Ildo Borges Valadão

Clero Diocesano

Biografia

Segundo Pároco da São Vicente de Paulo, entre 1994 e 2007.

Atualmente (2017), Padre Ildo está incardinado na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Vila Siam, Londrina – PR

Nome: Pe. Pedro Luiz Galiani

Clero Diocesano

Hierarquia: Presbítero

Data de Nascimento: 20/07/1956

Ordenação Presbiteral: 16/12/1983

Biografia

Padre Pedro Luiz Galiani veio da Diocese de São Paulo, em 19/06/1992, para atuar como primeiro pároco de nossa comunidade.

Na época padre Pedro desejava ter uma experiência numa paróquia pequena … e assim era a São Vicente na década de 1990, pequena e com muitas capelas rurais.

Em 1993, o Pe. Pedro Luiz Galiani retornou à São Paulo onde continua atuando na vida sacerdotal.

Em 2016, por ocasião do Jubileu de Prata da Paróquia, padre Pedro esteve celebrando missa em nossa comunidade.