BENÇÃO APOSTÓLICA PARA A PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO | ANO JUBILAR 25 ANOS

Uma benção especial, vinda diretamente da cidade do Vaticano, concedida pelo querido Papa Francisco, foi concedida à nossa Igreja, tendo em vista a passagem de seu Ano Jubilar – 25 anos.

Foi com muita alegria que o nosso Pároco Padre Rafael Solano nos trouxe esta notícia, e que foi lida por ele, solenemente, nas missas deste mês de setembro de 2016.

Que esta benção venha confirmar nossa paróquia como lugar de oração, de conversão, de santificação, e também de muita caridade e missão.

Lugar onde Jesus Cristo é anunciado como o Nosso Senhor e Salvador.

Onde a Santíssima Trindade é amada e adorada.

Lembrando que, em seu texto original, a Benção Apostólica invoca, a intercessão de Maria Santíssima, para que Deus derrame por aqui uma abundância das graças divinas.

Ressaltando ainda que há uma beleza especial, neste acontecimento jubilar da nossa paróquia:

Nosso Jubileu Paroquial – 25 anos– aconteceu dentro do Jubileu da Misericórdia da Igreja Católica. É graça sobre graça! Benção sobre benção!

Bendito seja Deus! Amém.

 

SELO COMEMORATIVO DO JUBILEU DE PRATA
DA PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO

Estamos no Ano Jubilar: comemoramos o aniversário de 25 anos desde a criação da paróquia São Vicente de Paulo.

Como forma de marcar este ano especial padre Rafael Solano convidou nosso paroquiano Sr. Rubens Ferreira para que usasse seus talentos na criação de um selo comemorativo.

O convite foi prontamente aceito, e o selo foi, então, criado. A imagem foi enviada aos Correios do Brasil e foi feito uma tiragem, de algumas centenas de exemplares.

Rubens Ferreira, que atua como designer gráfico, nos relata as bases que utilizou para a criação do selo.

SOBRE O ÍCONE

Em primeiro lugar o artista fez uso da imagem do Cristo que está na parede do presbitério.
Segundo Rubens é uma imagem muito bonita. Nos mostra Jesus Ressuscitado, sentado, com um brilho e um olhar marcantes.
O belíssimo ícone, desenhado pelo artista Sérgio Ceron, simboliza a própria igreja e, sem sombra é um elemento que confere identidade à nossa Paróquia São Vicente de Paulo.
Ainda sobre o ícone do Cristo Rubens faz questão de comentar que ele foi elaborado de modo muito peculiar. Ele foi desenhado de tal modo que nos sentimos olhados, mesmo estando em locais diferentes da Igreja.
Este efeito particular Rubens ressalta que está contido em uma outra pintura, conhecida mundialmente, a Mona Lisa, que foi pintada por Leonardo da Vinci.
Rubens faz uma citação de James Todo: “A ideia é simples, não importa em que lugar da sala uma pessoa esteja. A Mona Lisa dá sempre a impressão de nos olhar diretamente nos olhos. A pintura não muda, mas devido à superfície plana, o efeito se amplia.”
Este efeito visual, como já foi dito, também que acontece em nossa Igreja são Vicente de Paulo. O Cristo nos olha, nos vê, nos ama. Interage conosco. Não nos deixa sós.
A imagem do Cristo foi posicionada no centro do selo.


COROA DE LOUROS

Como atributos para simbolizar e enriquecer este momento, foi acrescentada uma coroa de louros em cor prata para simbolizar os 25 anos da paróquia.
A coroa de louros, que remonta à Grécia antiga, tradicionalmente simboliza a vitória. Naquela época, os gregos em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de pequenos ramos entrelaçados, e que simbolizavam um prêmio aos vitoriosos.
Em Atenas, a coroa de louros como símbolo de distinção e glória foi substituída pelos ramos de oliveira, considerada a árvore protetora da cidade.


SOBRE AS CORES

Rubens ressalta que, com referência às cores do selo, foi seguido como proposta a nossa cor de terra, que simboliza o nosso Norte do Paraná.
Estas mesmas cores presentes no selo, foram também aquelas mesmas nuances de cores da pintura do altar, combinando com o amarelo ocre de fundo.


SOBRE A FONTE | ALFABETO

A Fonte utilizada, AMALCAN EXPERT, foi escolhida por seu desenho mais clássico lembrando um pouco os alfabetos derivados dos Romanos, com serifas e desenho estendido dá uma solidez e tradição aos símbolos. As palavras que constam no selo: “Paróquia São Vicente de Paulo – 25 anos – Vida e Ação – Londrina Pr.”


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Rubens Ferreira nos dirige algumas palavras: “gostaria de agradecer a oportunidade de trabalhar nesta homenagem, à nossa Paróquia São Vicente de Paulo que completa 25 anos de dedicação a nossa comunidade.”
De verdade, podemos dizer que a criação de um selo comemorativo, com parte das atividades paroquiais neste ano Jubilar, foi uma bela inciativa. E o produto final, o selo comemorativo, ficou bonito, elegante e muito criativo.

Equipe Paroquial Ano Jubilar


 

LEMBRANÇAS DO ANO JUBILAR

Como forma de marcar ainda mais este aniversário de 25 anos da Paróquia foram idealizados, pela Equipe Paroquial do Ano Jubilar, algumas lembranças que podem ser vistas nas fotos.

Brinde - Prato de São Vicente

1. Prato em porcelana. Foram confeccionadas 1000 unidades, que foram comercializadas pelo valor de dez reais.

Brinde - CD de São Vicente

2. Gravação de um CD de músicas sacras. Quase todas escritas por membros desta comunidade. A gravação, que aconteceu em um estúdio especializado, foi feita pelas equipes de música da São Vicente de Paulo e da Capela Mãe da Divina Providência.

Brinde - Quadro de São Vicente

3. Medalhão prateado com a imagem de Jesus Cristo. Para esta imagem foi escolhido o ícone de Jesus Cristo, que se encontra no presbitério da São Vicente, desenhado pelo artista plástico Sérgio Ceron há alguns anos.

 

Todos estes produtos ficaram muito bonitos, bem elaborados, e tiveram excelente aceitação por parte da comunidade. O intuito não foi de obtenção de lucro, mas principalmente manter viva a espiritualidade que permeia esta festividade.

Cada um dos sacerdotes, e os três bispos, que participaram das celebrações da novena receberam um kit com estes três presentes. Aliás todos eles ficaram bem felizes ao recebe-los.


banner-home-vicent-fest

Novena do Padroeiro

De 19 a 27 de Setembro de 2016


19/09

Missa de Abertura – São Vicente Homem de Fé.

Padre Irio Luiz Rissi

20/09

Missa dos Pioneiros – São Vicente Homem de Oração.

Padre Pedro Luiz Galiani

21/09

Missa das Famílias – São Vicente Homem de Comunhão e Serviço.

Padre Joel R. Medeiros

22/09

Missa dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – São Vicente Homem de Adoração Eucarística.

Padre Ildo Borges Valadão

23/09

Missa dos Catequistas – São Vicente Homem Anunciador da Palavra.

Dom Geraldo Magella

24/09

Missa dos Jovens e Adolescentes – São Vicente Amigo dos Pobres.

Dom Albano Cavallin

25/09

Missa da Igreja Irmã Nova Esperança – São Vicente Homem da Partilha.

Frei Everton Ricardo B. Machado

26/09

Missa da RCC – São Vicente Homem da Alegria.

Padre José Rafael Solano Durán

27/09

Missa dos Vicentinos – São Vicente Homem da Gratidão.

Dom Orlando Brandes

 

23, 24 e 25 nosso show de prêmios e churrasco.