Você está aqui
Home > Notícias > Roteiro 24 horas para o Senhor

Roteiro 24 horas para o Senhor

O Papa Francisco, em sua mensagem para a Quaresma, fez um convite muito especial à Igreja do mundo inteiro: que celebre as 24 horas para o Senhor. Disse o Papa Francisco: ” convido, sobretudo os membros da Igreja a empreender com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração. Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus. Ele sempre no dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”.

Confira abaixo o roteiro:

 “SENHOR, EM VÓS ESTÁ O PERDÃO” (SL 130, 4)

24 HORAS PARA O SENHOR! SANTUÁRIO EUCARÍSTICO MARIANO

CANTO INVOCANDO O ESPÍRITO SANTO

ANIMADOR: Em sua mensagem para a Quaresma deste ano, o Papa Francisco faz um convite muito especial à Igreja no mundo inteiro: que se celebre as 24 horas para o Senhor, em adoração ao Santíssimo entre os dias 9 e 10 de março. Disse ele: “Convido, sobretudo os membros da Igreja, a empreender com ardor o caminho da Quaresma, apoiados na esmola, no jejum e na oração. Se por vezes parece apagar-se em muitos corações o amor, este não se apaga no coração de Deus! Ele sempre nos dá novas ocasiões, para podermos recomeçar a amar”. A iniciativa 24 horas para o Senhor convida a preparar o coração para acolher a misericórdia de Deus no sacramento da Reconciliação num contexto de Adoração Eucarística, inspirando-se nestas palavras do Salmo 130,4: “SENHOR, EM VÓS SE ENCONTRA O PERDÃO”.

LEITOR: O início das jornadas de oração quaresmal deu-se quando o Papa Francisco fez um apelo, em fevereiro de 2014, para que as pessoas realizassem um dia de oração e confissões em preparação para a Páscoa. Desde então, as igrejas do mundo inteiro realizam as “24 horas para o Senhor”, propostas oficialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. Este ano rezamos com o tema: “SENHOR, EM VÓS SE ECONTRA O PERDÃO” (Sl 130, 4). Reflitamos a que este versículo nos remete: por certo às nossas fragilidades e pecados e ao mesmo tempo ao perdão de Deus.

ANIMADOR: Que outras intenções trazemos para nossa oração? (espontâneas). Canto de adoração.

LEITOR: POR UMA IGREJA EM SAIDA: o Papa Francisco insiste que vivamos o amor cristão como Igreja em saída, que suscitemos no coração das pessoas o apelo de conversão que a quaresma traz. O objetivo é despertar no coração das pessoas o desejo de uma vida nova vivida na presença de Deus! Diante da Santíssima Eucaristia, conscientes de nossas fraquezas humanas, podemos nos preparar para uma boa confissão quaresmal e para uma vida missionária destemida e autêntica.

TODOS: O Pai jamais abandonou o filho pródigo! Ele o viu voltando ao longe, porque o esperava todos os dias!

LEITOR: Esta é uma oportunidade de rezar pelas pessoas indiferentes à fé, não lembrar somente daquelas que já estão na Igreja, mas principalmente as que ainda se encontram distantes. Que a oração nos envie em missão: vamos oferecer a todos, especialmente àqueles que ainda sentem o desconforto de entrar em uma igreja, de buscar o abraço misericordioso de Deus, uma oportunidade para retornar à casa do Pai. Nossa oração pela Igreja militante aproxime os desencaminhados da graça divina, para o momento da graça santificante, que no íntimo de seus corações foi atraído, pensado, desejado e esperado. Deus é Pai Misericordioso! Jesus o salvador assume a cruz redentiva e o Espírito Santifica!

TODOS: O Pai jamais abandonou o filho pródigo! Ele o viu voltando ao longe, porque o esperava todos os dias!

CANTO: Tenho esperado este momento. (ou outro de confiança)

REZAR NA BÍBLIA o Salmo 130 de forma espontânea. Repetir versículos. Acrescentar preces.

Canto sobre a Misericórdia.

ANIMADOR: A espiritualidade da Serva de Deus Madre Leônia tem sua centralidade no mistério da Redenção. Para ela o mistério da Eucaristia, está intimamente unido ao mistério da cruz, do sofrimento de Cristo e da humanidade. Daí brota o seu zelo e fecundidade missionária, sua doação total aos irmãos, em especial, os mais pobres e sofredores. Mulher contemplativa na missão, viveu a paixão por Deus e pela humanidade. Quis ser uma pequena hóstia, junto à grande Hóstia, Jesus. Assim escreveu Madre Leônia no seu diário espiritual de 1975: (ler dando intervalos de silêncio)

LEITOR: Quaresma é tempo, onde a Igreja nos convida a um despertar da fé, a exercitar a penitência, a suscitar a caridade, chamando a todos à conversão, à renovação interior, a consolidar a fé e a retificar os costumes.

LEITOR: Procuremos viver a quaresma, com renovada consciência cristã e empenho generoso no recolhimento interior e na penitência. Neste tempo somos convidados a meditar e viver o profundo mistério de nossa Redenção.

LEITOR: A liturgia deste tempo nos projeta para um futuro novo e melhor. O Evangelho nos impele a olhar para frente, a agir e a progredir no caminho, não só espiritual, mas na prática das boas obras de caridade.

LEITOR: Reflitamos sobre o valor do silêncio, procurando descobrir sempre mais sua preciosidade e necessidade. É preciso habituar-se a esta união de coração com Deus, na solidão e no silêncio da criação. Em toda parte, encontramos Deus. Que meu silêncio, deixe lugar a tua palavra, Senhor.

LEITOR: A tendência moderna de abolir todo esforço ético pessoal, não conduz a um real e verdadeiro progresso humano. A cruz levantada diante de nós é um apelo ao vigor moral, à fortaleza do espírito, ao sacrifício que nos assemelha a Cristo. Devemos servir a Deus como Ele quer, e não como nos agrada.

LEITOR: Ser misericordioso, ter piedade e perdoar sempre é próprio de Deus. Ser misericordioso é ser perfeito, como Deus e agir segundo seu coração. Felizes os misericordiosos porque verão a Deus.

ANIMADOR: o que as palavras da Serva de Deus Madre Leônia, nos motivam a rezar? (orações)

Canto.

LEITURA Ev. de Lucas, 15, 1-7 (a ovelha perdida) Silêncio e interiorização.

ANIMADOR: o Papa Francisco insiste que os pastores tenham o “cheiro das ovelhas”. Pelo batismo todos pastoreamos o rebanho do Senhor, precisamos cuidar da santificação nossa e dos irmãos.

Rezemos pela conversão do mundo a Deus. Jesus é o Bom Pastor. Com suas atitudes Ele nos ensina os caminhos para resgatar os que se encontram feridos, afastados, amargurados, presos nos espinheiros da vida. Aproximemo-nos agora do Santíssimo e no gesto das mãos abertas façamos a entrega de muitas pessoas e situações para que aconteça um passo a mais na santificação de nossas vidas nesta quaresma.

Após cada prece de oferta se repete o refrão: Senhor, em vós está a Misericórdia e o Amor!

Canto de adoração.

ANIMADOR: Rezemos: “Ó Deus de grande misericórdia, bondade infinita, eis que hoje a Humanidade toda clama do abismo da sua miséria à Vossa misericórdia, à Vossa compaixão, ó Deus, e clama com a potente voz da sua miséria. Ó Deus clemente, não rejeiteis a oração dos exilados desta terra. Ó Senhor, bondade infinita, que conheceis profundamente a nossa miséria e sabeis que, com nossas próprias forças, não temos condições de nos elevar até Vós, por isso Vos suplicamos: adiantai-Vos ao nosso pedido com a Vossa graça e aumentai em nós sem cessar a Vossa misericórdia, a fim de que possamos cumprir fielmente a Vossa santa vontade, durante toda a nossa vida e na hora da morte.

Que o poder da Vossa misericórdia nos defenda dos ataques dos inimigos da nossa salvação, para que aguardemos com confiança, como Vossos filhos, a Vossa vinda última, dia que somente Vós conheceis.” Amém. (Diário Santa Faustina, 1570). Pai Nosso. Ave Maria. Glória ao Pai. Canto final.

****Faça também o download

Artigos similares

Topo