Vindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Padre José Limeira Sobrinho será o vigário paroquial da comunidade

No último domingo (25) a Paróquia São Vicente de Paulo celebrou a missa de posse de seu novo pároco, o padre Romão Antonio Martini Martins, que substitui o Padre Rafael Solano, transferido para a Catedral Metropolitana de Londrina. Chega também à comunidade o padre José Limeira Sobrinho, vindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no cargo de vigário paroquial. Romão chega à sua terceira experiência paroquial, após passar os últimos 12 anos na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A missa foi presidida pelo Arcebispo Dom Geremias Steinmetz e contou com a presença de fiéis de outras comunidades, principalmente das antigas paróquias dos padres.

Antes da leitura do decreto de nomeação, Dom Geremias fez questão de saudar o Padre Rafael. “Nos últimos anos, essa comunidade teve o feliz pastoreio do Padre Rafael, e certamente deixou aqui plantadas muitas sementes, de paz e de alegria, ao mesmo tempo sementes da doutrina que a Igreja quer cada vez mais implementar e fazer com que nós vivamos”, disse o Arcebispo, seguido de uma bela salva de palmas dos presentes.

Após o recebimento da estola e das chaves do sacrário, Geremias ressaltou que estes símbolos vêm conferir “um poder-serviço”, e que o sacerdote é chamado a ser um “sentinela da Igreja”, sendo aquele que “está acordado, percebendo o que a comunidade precisa”. Para a leitura do Evangelho (Mc 9,2-10), Romão recebeu o Livro Sagrado das mãos de seus pais – Romão e Hilda – proclamando o Evangelho pela primeira vez como pároco da São Vicente de Paulo.

Na homilia do segundo domingo da Quaresma, o Arcebispo comenta que as leituras fazem contemplar Jesus transfigurado. “O que está em jogo é compreender o que significa a fé. Há muitas pessoas que continuam pensando que a fé é simplesmente um pensamento positivo. Isto seria o mínimo do mínimo. A fé é uma adesão de nossa vida a Deus, especialmente em seu mistério pascal, que começou na anunciação à Maria, passou pela encarnação e terminou na morte na cruz. A fé é, ainda, fazer a vontade de Deus, tanto no (Monte) Tabor, quanto no calvário. No Tabor, Jesus estava de branco e mostrando sua glória. No calvário, nós os vemos abandonado na cruz, sangrando. Não é fácil, mas é uma fonte de espiritualidade”, disse Geremias. “Que compreendamos a complexidade da fé a ser vivida pela Igreja”, completa.

Ao final da celebração, foi lida a ata da posse pelo chanceler da Cúria Arquidiocesana, Padre César Braga. Coordenador do Conselho Pastoral Paroquial,  Heverson Feliciano deu as boas-vindas ao novo pároco. “Nós os recebemos com muita alegria, mas também temos as nossas expectativas. Esperamos que vocês sejam, como disse o Bispo, os sentinelas desta comunidade. Que vocês possam nos guiar, inspirar, motivar e acolher, mas também cobrar e exigir, nos guiando em busca da santidade. Que vocês possam semear muitos frutos neste período, fortalecendo a comunidade. Em especial, dois frutos – a caridade e a missão. Queremos agradecer aos dois pelo ‘sim’, o ‘sim’ de servir a Deus onde ele estiver”. Romão também foi recepcionado pelas Irmãs Claretianas, que entraram em procissão, com uma imagem de Madre Leonia Milito, e entregaram um presente ao novo pároco.

Em sua primeira fala como pároco empossado, Romão fez questão de agradecer, de forma especial, à sua família, ao Arcebispo e aos seus antigos paroquianos. “A minha palavra só pode ser de gratidão. Venho de coração aberto. O ser humano tende a criar raízes, mas nós, padres, sabemos que um dia vamos partir para outro lugar, onde Deus quer a nossa presença. Aqui, vamos descobrir o que Ele quer de nós, mesmo que seja algo desafiador. Vamos viver com um coração acolhedor, de forma que a nossa vida seja uma Bíblia em Vida, em que as pessoas leiam, através de nossas atitudes, o que está no Livro Sagrado. Que não nos falte maturidade espiritual para trabalhar as situações de crises e divergências. Que saibamos olhar um ao outro como irmãos e que a vontade do Senhor prevaleça sobre nós. Deus lhes pague”, finalizou Padre Romão.  

Por Edson Neves
Fotos: Claudio Nonaca

Galeria De Fotos

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

Artigos similares