Você está aqui
Home > Notícias > Arquidiocese mostra programação do 14º Intereclesial das CEB’s

Arquidiocese mostra programação do 14º Intereclesial das CEB’s

Momentos de integração,
debate e muita reflexão fazem a pauta do evento

A Arquidiocese de Londrina, através do Padre Dirceu Fumagalli, que é Coordenador das Equipes de Trabalho do 14º Intereclesial das CEB’s, explicou por meio de uma nota a programação do evento, que acontece em Londrina entre os dias 23 a 27 de janeiro de 2018.

As mais de três mil pessoas inscritas no evento, vindas de todos os cantos do país, chegarão na cidade na terça-feira (23) e neste mesmo dia haverá a abertura do evento, com uma celebração no monumento da Bíblia (às margens do Lago Igapó). A expectativa da Arquidiocese é de que estejam presentes na abertura cerca de nove mil pessoas.

Na quarta-feira (24), acontece o que a organização classifica como “VER”. Discussões serão realizadas no Ginásio de Esportes Moringão sobre o tema central do evento: os desafios do mundo urbano. Pela manhã, o professor Pedro Oliveira lidera uma análise de como a nossa sociedade administra as crises de caráter ambiental, econômica, política e de utopia. Na sequência será a vez da professora Raquel Rolnik discutir sobre como a sociedade está organizada e vivendo esta cultura urbana. Após o almoço, os delegados participarão de 13 mini plenárias, cada uma com o tema específico. Na Paróquia São Vicente de Paulo (Umbu), o tema de mini plenária será “A questão da violência e da segurança”. Ao final de cada encontro, os representantes voltarão aos seus grupos para um momento de reflexão e retornam até as mini plenárias para conclusão das ações. À noite, o momento é de integração e socialização entre o encontrista e a sua família acolhedora.

De volta ao Moringão na quinta-feira (25), haverá uma apresentação de tudo o que foi trabalho no dia anterior e o que o Intereclesial chama de “JULGAR”, um julgar da realidade presente na Palavra de Deus e dos documentos da Igreja, relacionados aos desafios do mundo urbano. Pela tarde, em cada praça, serão realizados dinâmicas de grupo e apresentações nas mini plenárias. Ao final do dia, cada paróquia acolhedora celebrará o Dia da Palavra, algo muito trabalhado pela comunidade católica londrinense.

Na sexta-feira (26), haverá no Moringão uma síntese do JULGAR e logo após o início do “AGIR”, com um espaço para que as comunidades se manifestem em como estão encarando os desafios tratados no encontro. No segundo período, o Ginásio recebe, em forma de apresentações literárias, musicais e exposições artísticas, as maneiras com que a comunidade eclesiástica vivencia a cultura no mundo urbano. Para o fim do dia está marcado um ato motivacional, onde os delegados receberão orientações de como procederem com o AGIR em suas regionais, assim como a aprovação da carta do 14º Intereclesial. Além disso, os delegados deverão articular estratégias para manter a essência do “ser Igreja” no país. Saindo em caminhada até o aterro do Lago Igapó, será realizada uma celebração sobre os mártires e defensores da vida.

No sábado (27) e último dia do 14º Intereclesial de Base, cada regional se reunirá em sua paróquia acolhedora para discussão dos dois temas de sexta-feira (aprovação da carta do 14º e estratégias para manter o Ser Igreja no país). Após o intervalo para as refeições, os grupos irão até o Moringão para a conclusão do evento, aprovando as propostas e a carta. Neste momento também será eleita a cidade-sede do próximo Intereclesial de Base. Fechando o evento, às 18h30, uma grande celebração eucarística aberta à toda comunidade. 

*Com informações da Arquidiocese de Londrina

 

Artigos similares

Topo