Você está aqui
Home > Notícias > Novas expedições pelo mundo da cultura têm palestras de Paulo Briguet na Paróquia São Vicente de Paulo

Novas expedições pelo mundo da cultura têm palestras de Paulo Briguet na Paróquia São Vicente de Paulo

Sesi Paraná publica segunda coleção de  “Expedições pelo Mundo da Cultura”  com novos volumes da obra crítica do professor José Monir Nasser

O Sesi Paraná publica a segunda edição da coleção EXPEDIÇÕES PELO MUNDO DA CULTURA. Composta de 5 livros, a nova coleção dá continuidade à publicação da obra crítica do professor José Monir Nasser que se dedicou a grandes temas da cultura universal.

A publicação traz o trabalho do professor Monir, que dedicou grande parte dos seus últimos anos de vida ao projeto “Expedições pelo Mundo da Cultura”, com aulas sobre clássicos da literatura.

Para o jornalista e escritor Paulo Briguet, também aluno do professor Nasser,  “José Monir Nasser foi o pai intelectual de muita gente. Todos se tornavam alunos diante dele. Era um educador no sentido verdadeiro da palavra: ex ducare, conduzir para fora. Suas aulas sobre os grandes clássicos literalmente conduziam os ouvintes para fora da caverna da ignorância, mostrando-lhes a luz pura e espiritual do conhecimento.”

Como parte das ações do projeto, Briguet ministrará quatro palestras inteiramente gratuitas discorrendo sobre  obras de Shakespeare, Molière, Machado de Assis, Franz Kafka, Dostoiévski, Santo Agostinho e outros.

O projeto EXPEDIÇÕES PELO MUNDO DA CULTURA BOX II é uma realização do SESI-PR viabilizada por meio da Programa Nacional de Incentivo à Cultura com patrocínio das empresas Volvo e  Klabin.

Sobre “Expedições pelo Mundo da Cultura”:

“Expedições pelo Mundo da Cultura” era um programa de estudos e debates com a orientação do professor José Monir Nasser sobre importantes obras literárias de âmbito internacional.

O projeto tinha o objetivo de aprofundar o olhar do leitor, ampliando seu posicionamento crítico e, com isso, contribuindo com o desenvolvimento de seu capital intelectual. Ao todo, foram mais de 90 encontros ministrados pelo Prof. Monir em diversas cidades do Paraná. As aulas eram gravadas, em sua maioria, pelos próprios alunos, para que pudessem registrar os conhecimentos acerca da literatura que o ministrante compartilhava.

O projeto encerrou em 2010, em vista de problemas de saúde do professor, mas para dar continuidade ao ação, em 2011, o SESI PR comprou 10 transcrições das gravações dos encontros.

Em 2014, após o falecimento do Prof. Monir, foi publicado a primeira coletânea de “Expedições pelo Mundo da Cultura” contendo 10 obras interpretadas, duas por livro. O BOX I foi composto por 05 (cinco) livros distribuídos gratuitamente .

Sobre Paulo Briguet

Escritor e jornalista. Mora desde 1989 em Londrina. Trabalhou em diversos jornais, revistas e assessorias. Assina a coluna diária Avenida Paraná, na Folha de Londrina. Publicou três livros de crônicas: Diário de Moby Dick (1995, em parceria com o pai, Paulo Lourenço), Repórter das Coisas (2003) e Aos Meus Sete Leitores (2010).

Sobre o professor José Monir Nasser (1957 – 2013)  

Economista, escritor, editor e pintor, fundou a empresa de consultoria AVIA Internacional e a Tríade Editora. Foi consultor de estratégias em inúmeras organizações de porte nacional e consultor de desenvolvimento regional. Escreveu “A Economia do Mais” e “O Brasil que Deu Certo, ambos pela Tríade Editora.

Programação de palestras com Paulo Briguet em Londrina:

Palestra 1:  AS COINCIDÊNCIAS DOS LIVROS 

(Molière, Ibsen e Jakob Wasserman) 
5 de dezembro (terça-feira), às 19h30 

Palestra 2:  OS HERÓIS DOS LIVROS 
(Machado de Assis, Dostoiévski e Alessandro Manzoni) 
6 de dezembro (quarta-feira), às 19h30 

Palestra 3:  O TRIBUNAL DOS LIVROS 
(Franz Kafka e Boécio) 
12 de dezembro (terça-feira), às 19h30 

Palestra 4:  A FELICIDADE DOS LIVROS 
(Santo Agostinho, Shakespeare e Bento XVI) 
13 de dezembro (quarta-feira), às 19h30 

ENTRADA FRANCA 
Local: Centro Paroquial São Vicente de Paulo — Avenida Madre Leônia Milito, 545

Artigos similares

Topo