Você está aqui
Home > Notícias > CENPLAFAN e o seu compromisso com a vida

CENPLAFAN e o seu compromisso com a vida

Programa atua na construção da família através do Método Billings

Há 25 anos planejando famílias e servindo a vida. Este é o Centro de Planejamento Familiar, ou simplesmente CENPLAFAN. O projeto, coordenado pelo Instituto Secular das Irmãs de Maria de Shoenstatt, tem sua sede em São Paulo (SP) e chegou até Londrina por meio da Irmã Lucimar Stefanelo, no ano de 1992. A entidade tem abrangência nacional e não possui fins lucrativos.

Quando cheguei em Londrina fui muito bem recebida pelo Dom Albano Cavallin (então Arcebispo da cidade) e por todos os sacerdotes. Fui conduzida para a Rádio Alvorada, quando falava uma vez por semana sobre o planejamento familiar e fertilização. Com isso, foram surgindo pessoas interessadas no assunto” conta. O CENPLAFAN realiza cerca de 100 atendimentos por ano e conta com mais de 2.500 cadastros em seu banco de dados.

Formada em biologia e pedagogia, Irmã Lucimar se especializou em biologia aplicada à saúde e também no Método da Ovulação Billings (MOB), desenvolvido na década de 1950, por cientistas australianos. O método, que consiste em uma auto-observação e conhecimento dos períodos de fertilidade e infertilidade em cada ciclo menstrual, tudo de maneira natural, é aprovado pela Organização Mundial da Saúde com 97% a 99% de eficácia. “Nós ensinamos o planejamento familiar natural, casal por casal, até que eles entendem a sua fertilidade, conhecendo o seu próprio corpo, para dirigir suas ações”, afirma a Irmã, reforçando que o método consiste tanto para casais que queiram engravidar de forma natural, quanto para casais que queiram evitar uma gravidez indesejada. No entanto, nos últimos 10 anos, Lucimar comenta que a maior demanda é de casais que buscam a gestação.

Por utilizar-se de um procedimento totalmente natural, o método Billings não possui contraindicações. Os atendimentos são individualizados e não há um número mínimo de encontros, variando de casal por casal. Para os casos em que há o desejo de engravidar, o acompanhamento do Centro segue desde o planejamento gestacional, conhecendo o ciclo menstrual de cada mulher, passando pela gravidez – como a sensibilização a um parto humanizado e a preparação para a amamentação – até o pós-parto, por meio da atenção aos pais e ao recém-nascido. Jovens e adolescentes solteiros também podem procurar atendimento no CENPLAFAN, para compreensão de temas como sexualidade, genitalidade, ciclo menstrual, cólicas e TPM, por exemplo.

Mesmo para os casais que forem incapazes de conceber, o CENPLAFAN também orienta os cônjuges nos procedimentos de adoção e posteriormente acompanha os pais juntamente com a criança adotada por eles.

O Centro se baseia nos valores fundamentais da vida do homem e da mulher, como o diálogo e a fidelidade, e também nos valores cristãos, como o respeito à sacralidade da vida. “Com a consultoria o casal se enriquece muito, acontece muita coisa boa. O método (Billings) é aquilo que Deus deixou na natureza. Foi ele quem criou o matrimônio e esse matrimônio tem que ser santo e sagrado”, lembra. “Ele (Deus) modifica a vida do casal”, completa.

“Somos todos responsáveis pela fertilidade das futuras gerações”

O casal Marcos André da Silva e Mariane Ulbrich Silva conheceu o método Billings através de casais da própria família. “Quando fizemos o nosso Curso de Noivos, que foi muito completo e profundo, tivemos maiores conhecimentos sobre o método. Fomos encaminhados até a Irmã Lucimar e assim conhecemos o CENPLAFAN. Através do acompanhamento da irmã, tivemos clareza e pudemos, através da auto-observação, sentir segurança para fazer o espaçamento da gravidez. Assim planejamos nossa família com abertura à vida, recebemos de Deus quatro lindos presentes. Sonhávamos com uma família grande e fomos agraciados”, declarou o casal, que namorou durante sete anos antes do matrimônio, que já dura dezessete.

Aos 18 anos, ainda no período de namoro, Andrea de Monteiro Munhoz Vidotti e Eduardo Vidotti conheceram o método quando participavam de um grupo de jovens. Em um dos encontros estavam presentes na qual formadores do MOB da cidade de Piraju (SP), que contribuíram para a formação do CENPLAFAN Londrina. “Quando recém casados, buscamos o espaçamento das gestações. Não tínhamos a intenção de engravidar. Após quatro anos de casados, utilizamos o MOB. Hoje temos a Isabella com 16 anos e consideramos que o método foi e continua sendo muito importante em nossas vidas”, declararam. “Planejamos naturalmente nossa família e contribuímos para que as sementes por nós geradas em nossa filha possam ser geradoras de novas vidas. Somos todos responsáveis pela fertilidade das futuras gerações, pelos filhos de nossos bisnetos. Acreditamos nisso”, concluíram.

“Sabemos que hoje a sociedade nos quer dizer que devemos sempre buscar o que é mais fácil. O conhecimento do Método Natural de Ovulação Billings nos permitiu a abertura à vida e estar de acordo com a nossa natureza, criada e querida por Deus”, complementaram Marcos e Mariane.

Para os interessados em conhecer o método Billings e receber outros tipos de orientação, o CENPLAFAN fica localizado no Edifício Julio Fuganti, na Rua Senador Souza Naves, 9, 3º andar, sala 306, no centro de Londrina. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 14h às 20h; aos sábados das 8h às 12h e podem ser agendados com a Irmã Lucimar pelos telefones (43) 3345-1814 ou (43) 99998-1810.

Por Edson Neves

Artigos similares

Topo